quinta-feira, 29 de abril de 2010

Amanhã não se sabe

O amanhã nos espera e ele chega tal qual um piscar de olhos, li certa vez que se deve seguir a vida equilibrando-se entre a pressa e a tranqüilidade tendo em mente que o silêncio quase sempre traz com ele a paz, dizia ainda que o cansaço é a origem de muitos medos.

Dizem que o homem teme aquilo que não compreende, em linhas gerais é uma verdade, e nesse contexto o futuro é de uma imprevisibilidade atemorizante. E nessas noites solitárias que logo se encerram fico a pensar onde estarei amanhã. Se na estrada em que piso hoje existem pedras por conta dos desvarios cometidos no passado e sobre o que estou plantando para o amanhã.

Já fiz muitas coisas na vida e sou satisfeito por isso, mas obviamente o primeiro passo para a evolução é a constante adaptação ao ambiente que me cerca, é preciso mudar.

O problema é manter os pés na realidade, haja vista que ela também é fruto da ação de terceiros que não raro são alheios a nossa vontade, o grande desafio consiste em conciliar um grupo de metas por vezes conflitantes e heterogêneas respeitando a individualidade de cada um.

Se esse tipo de ação fosse fácil os consultórios de psiquiatras e psicólogos não estariam tão abarrotados, o terceiro remédio mais vendido hoje no Brasil é um ansiolítico. Mas não vejo isso como demérito, é preciso sempre tentar, ao menos para apaziguar os demônios internos.

A chave da vitória é a tentativa, só quem erra inova, perder não é razão de vergonha, não há que se abaixar a cabeça por uma derrota, existem lições nas ruínas, “no pain, no gain”.

Mas mudar é difícil, é preciso muita grandeza de espírito. Hoje aqui amanhã não se sabe.

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite
. Clarice Lispector.

Um comentário:

  1. Apoiado companheiro.
    Viver é arriscar, mudar, tentar.
    Eu, pelo menos, não gosto de viver na mesmice. Preciso de coisas novas para preencher a minha alma.
    E se no meio do caminho, se tivermos que perder alguma coisa? Que assim seja... como vc msm disse "no pain, no gain". Totalmene verdade.
    I'd rather lose something and maybe gain a better one, than winning nothing at all.

    Beijos!

    ResponderExcluir